Setor de Qualidade de Vida

Lembre-se, a prática de atividades físicas está diretamente ligada à qualidade de vida. Manter o corpo em movimento pode ajudá-lo a viver mais tempo!






CORRIDA PEDESTRE

A corrida de pedestre é uma modalidade comum que pode ser praticada pela maioria das pessoas. É recomendada pelos profissionais da área da saúde, a sua prática regular tem foco em vários benefícios físicos e mentais, como: melhora na qualidade de sono, auxilia na perca de peso, no ganho de massa muscular, melhora a resistência, combate depressão e ansiedade e etc.



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FUNCIONAL

O treino funcional faz o uso de exercícios que aprimoram o corpo para realização de movimentos usados no dia a dia ou com foco em esportes variados, como: agachar, correr, saltar, sentar, levantar, empurrar, puxar, carregar um objeto, entre outros. Auxilia no ganho de massa muscular e magra, auxilia no emagrecimento, no fortalecimento geral, melhora a flexibilidade, proporciona uma ativação dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer, e quando trabalhado em grupo proporciona uma socialização e motivação aos participantes, entre outros benefícios.



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GAP

O GAP, é um treino que envolve os grupos musculares dos glúteos, abdômen e pernas. Melhora a capacidade cardiorrespiratória e neuromuscular, auxiliando no tônus muscular, no controle de peso, no emagrecimento, na auto estima com base nos resultados positivos obtidos, e etc.




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RITMOS


É uma aula aeróbica por meio da dança, utilizando vários estilos musicais, as aulas combinam a coreografia de movimentos variados simples, com movimentos mais complexos, que proporciona vários benefícios à saúde de seus praticantes. Melhora a resistência cardiorrespiratória, neuromuscular, desenvolvem a coordenação motora, melhoram os movimentos, corrige a postura, fortalecem a musculatura e melhora a socialização.






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PILATES

Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos. Com isso, ele traz alguns benefícios como: melhora da postura, aumento do tônus muscular, maior mobilidade articular, alívio de tensões , Incremento da flexibilidade, entre outros benefícios.



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MEXA-SE

A importância do alongamento antes e depois das atividades físicas: além de trazer inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho no exercício, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesão musculares durante a atividade, é uma forma de preparar, flexibilizar e ampliar os movimentos do corpo. Depois do exercício tem como função relaxar a musculatura, para que possa evitar dores posteriores à atividade.


DICAS :


  • Realizar o alongamento de forma lenta e suave;

  • Manter o alongamento por 30 segundos;

  • Respirar corretamente durante o alongamento;

  • Alongar sempre os dois lados do corpo;

  • Alongar diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana;

  • Procure um ambiente tranquilo e espaço adequado (plano).