Ateliê de Consciência

Meditação no TJRR


O que é e como participar


As atividades de meditação estão disponíveis da seguinte forma:


1- Agendamentos de Sessões de Barras de Access® pelo whatsapp 3198-4132 (clique aqui).

Objetivo: As sessões são destinadas a oferecer uma experiência meditativa personalizada a servidores e magistrados.

Após a sessão, é comum a sensação de alívio e relaxamento. Uma ótima forma de liberação do estresse!


2- Vivência "Cultivando a Paz Interior", todas às terças e quintas-feiras, às 17h, na Casa 09 do Conjunto dos Desembargadores (em frente ao Canarinho) - formato híbrido: presencial e on line (acesse este link na hora do evento).

Objetivo: As vivências são momentos destinados a uma pausa semanal como forma de cultivar o alinhamento com o mais essencial dentro de nós, o campo vibrante e calmo que abre a possibilidade de experiências de vida mais criativas e plenas.

Este serviço é oferecido para servidores, magistrados, dependentes e terceirizados!


As inscrições podem ser feitas na hora ou acessando o formulário aqui .


Você pode, então, agendar as sessões de Barras de Access® para conhecer melhor a sensação física da prática da meditação.

Isto se torna, também, um preparativo para a participação nas vivências em grupo, como forma de manutenção de uma vibração energética de bem-estar por si mesmo, ao longo do tempo, num viés corretivo e, principalmente, preventivo ao estresse, o que contribui tanto para um melhor desempenho em suas atribuições, quanto nas várias áreas de sua vida.



Sobre as Barras de Access®:

As Barras de Access® foram descobertas por Gary Douglas no início dos anos 90. É uma técnica energética que consiste no toque suave de 32 "pontos" específicos na cabeça. Esses pontos se relacionam com diferentes áreas e aspectos da vida, promovendo a liberação da carga eletromagnética de todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças que limitam o desenvolvimento pessoal.

O Ph.D. Jeffrey L. Fannin analisou e mapeou, através de eletroencefalogramas, o comportamento das ondas cerebrais antes e depois da aplicação das Barras de Access®. O mesmo estudo identificou que uma sessão de Barras de Access® tem o efeito equivalente a 02 horas de prática de meditação. Dentre os benefícios relatados por indivíduos que são submetidos a sessões de Barras de Access®, destacam-se: diminuição dos níveis de estresse, alívio dos sintomas de transtornos como síndrome do pânico e déficit de atenção e melhora em casos de ansiedade e depressão (Veja o vídeo gravado na Conferência de Knock Secret, em San Diego, EUA - aqui ).

Ressaltamos a CARTILHA DA SAÚDE MENTAL DA ADVOCACIA (acesse o conteúdo aqui), onde o Conselho Federal da OAB menciona, dentre outras ações, a meditação e as sessões de Barras de Access®, como atividades alternativas aliadas no desenvolvimento do bem-estar, tão necessário para criar o ambiente propício para ações integradas e de qualidade, seja na vida pessoal ou profissional de qualquer indivíduo.


Pesquisas científicas:

Pesquisas indicaram que a meditação pode proporcionar melhor adaptação ao estresse. Através de um estímulo aversivo, foi verificado que o grupo com maior experiência se recuperava mais rápido da excitação autonômica, ou seja, os meditadores experientes, após o término do estressor, tinham a frequência cardíaca e a resposta de condutividade da pele diminuída mais rapidamente, o que indicava uma capacidade de habituação mais rápida ao estresse (Goleman & Schwartz, 1976). Nessa mesma direção, um estudo verificou que, mesmo quando praticantes iniciantes e avançados relataram menor aceitação em condições de estresse, o grupo menos experiente apresentava significativamente menos aceitação (Easterlin & Cardeña, 1998).

A meditação também é capaz de estimular aspectos saudáveis, estando muito associada à saúde mental (Goleman, 1988; Hankey, 2006). Uma pesquisa verificou que a prática meditativa associou-se à ativação do córtex pré frontal esquerdo (Davidson et al., 2003), que está relacionado a afetos positivos e a maior resiliência (Davidson, 2004). Além disso, ondas teta produzidas pela meditação também mostraram correlação positiva com o relato da experiência emocional positiva durante a prática de meditadores experientes, em contraste com iniciantes (Aftanas & Golocheikine, 2001).

A meditação e outras técnicas orientais e de relaxamento também vêm sendo utilizadas em sistemas de saúde de alguns países, como Nova Zelândia (Duke, 2005), Canadá (Andrewsa & Boonb, 2005), Austrália (McCabe, 2005), Reino Unido (Ernst, Schmidt, & Wider, 2005) e Estados Unidos (Spiegel, Stroud, & Fyfe, 1998), sob a designação de medicina complementar alternativa (CAM). No Brasil, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 971, com base em um documento da Organização Mundial da Saúde, aprova a utilização de práticas complementares da Medicina chinesa, como acupuntura, homeopatia e meditação (Ministério da Saúde, 2006).


Muito se fala dos benefícios da meditação:

Meditar rejuvenesce o cérebro

Meditação e bem-estar sob o olhar científico

Meditação na universidade

Meditação contra o estresse

Conheça os benefícios da meditação e saiba como começar a praticar

https://cienciainformativa.com.br/2021/03/


O Centro Médico e de Qualidade de Vida agradece sua participação!


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* EVENTOS:


Vivência "Cultivando a Paz Interior" - Formato híbrido (presencial e on line)

Todas as terças e quintas-feiras

Horário: 17h

Local: Centro Médico e de Qualidade de Vida, conjunto dos Desembargadores, Casa 09.

Link para acesso on line no dia da sessão: meet.google.com/jek-gurb-nxy

Público: Servidores, Magistrados, Estagiários, Dependentes e Terceirizados.


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* GRAVAÇÃO

Para usufruir dos benefícios da meditação a qualquer momento, basta acessar a gravação da sessão de meditação direcionada aqui.

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Mais informações

Setor de Qualidade de Vida

E-mail: qualidadedevida@tjrr.jus.br

Agendamentos: (95) 3198-4132