O equilíbrio mental em tempos de isolamento 

É necessário agir com razão para que este momento de isolamento não interfira na saúde mental tanto de adultos como de crianças. O teletrabalho pode ter um impacto emocional muito forte como sentimento de tédio e estresse, principalmente por conta da mudança da rotina e limitação da mobilidade.

Seguem algumas dicas para minimizar os efeitos da nova rotina no enfrentamento da pandemia do coronavírus:

É normal sentir solidão neste período de isolamento por conta da Pandemia. Fazer uso dos meios de comunicação para conectar-se com amigos e familiares ajuda no processo de evitar a solidão, que pode produzir tristeza em excesso e contribuir com surgimento de traços depressivos. Assim, use a tecnologia a seu favor e conecte-se com o mundo.

Sabemos que não é fácil vivenciar este momento atual, mas precisamos cultivar pensamentos positivos, o que auxiliará no controle da ansiedade e tensão. 

Ao acordar faça um alongamento, concentre-se na sua respiração e viva um dia de cada vez.

Vamos juntos enfrentar este período com empatia e consciência!

Ergonomia em Teletrabalho

Iida e Guimarães1 definem ergonomia como “o estudo da adaptação do trabalho ao ser humano. O trabalho aqui tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas o trabalho com máquinas e equipamentos, mas também todas as situações em que ocorre o relacionamento entre ser humano e uma atividade produtiva por bens e serviços”. Portanto, procura diminuir a fadiga, estresse, erros e acidentes proporcionando saúde, segurança e satisfação do trabalhador enquanto ele realiza suas atividades. 

O teletrabalho, definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), “é a forma de trabalho realizada em um lugar distante do escritório e/ou centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma tecnologia facilitadora da comunicação”. Possui classificações, entretanto, a mais comum se trata do Home Office, que é aquele desenvolvido na própria residência do trabalhador. 

Os benefícios desta modalidade são a capacidade de gerenciar o próprio tempo, menor desgaste físico e maior disponibilidade de tempo pois não haverá a necessidade de deslocamento para o trabalho, dentre outros. Entretanto, deve-se atentar ao ambiente, à luminosidade, altura da mobília e posição do monitor, o que tornam o trabalho mais desgastante e pouco produtivo. 

A iluminação e as cores são essenciais para o trabalho porque grande parte das informações ambientais é captada pela visão. Por isso, o trabalhador deve procurar em seu ambiente domiciliar, áreas mais iluminadas e com cores “alegres” que contribuem para reduzir a monotonia, melhorar o ânimo, aumento da produtividade e prevenção de erros de leitura.

DE OLHO NAS DICAS!!!


● Garanta uma boa luminosidade, o ideal é que você possa aproveitar ao máximo a luz natural proveniente das janelas, mas também combine parcialmente a iluminação artificial.

●Posicione o monitor perpendicularmente às janelas; evitando janelas frontais ou nas suas costas.

●     Mesmo permanecendo na sua casa, mantenha a rotina de quem está indo trabalhar; troque de roupa, tome seu café da manhã, prepare-se para iniciar o seu dia e jornada de trabalho, evite trabalhar na cama, sofá e ficar de pijama.

●     Respeite os horários de pausa e de refeição que você teria no ambiente físico, e realize-os da mesma forma!

●     Não fique por horas ininterruptas na frente do computador, levante-se, estique-se!

●     Pratique alongamentos! Lembre-se que o corpo precisa de pausas e de mudanças posturais.

MICRO PAUSA! PRATIQUE! 

Micro pausa é uma pequena pausa realizada ao longo do dia com cerca de 10 a 15 segundos para mudarmos a nossa postura de trabalho, espreguiçar ou realizar um alongamento. 

Se você trabalha sentado levante-se e estique seu corpo;

Se trabalha em pé, agache-se e relaxe suas costas.

O importante é parar para lembrar um pouco de si e cuidar do próprio corpo!! 

Procure incorporar a Micropausa em seu dia a dia. 

Para o trabalho remoto AUTOGERENCIAMENTO e AUTONOMIA são palavras chaves; é importante saber quando parar de trabalhar se não, a vida acaba virando uma permanente hora-extra e a princípio o que deveria ser uma escolha para melhorar a qualidade de vida, seu tempo de lazer e com a família, acabará sendo uma furada. 

Momento da Meditação 

RESPIRAÇÃO HÁ

‘Há’ significa = Respiração da Vida.

Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta e os pés ‘plantados’ no chão.

Uma boa dica é juntar os dedos indicador e polegar de cada mão e transpassá-los, formando um elo, como o símbolo do ‘Infinito’ – um 8 “deitado”.

* Inspire [contando mentalmente até 7] – energizando cada parte do seu corpo, seus órgãos, ossos, tecidos, moléculas, células e átomos. Até o pulmão ficar bem cheio. 

* Segure o ar, mantendo seu pulmão cheio, [contando mentalmente até 7] – permitindo ao seu corpo descansar, abaixando o metabolismo e a química corporal, regenerando todas as suas células.

* Expire o ar totalmente [contando mentalmente até 7] – liberando todas as impurezas, energias tóxicas e bloqueios do seu sistema. Até o pulmão ficar bem vazio. 

* Mantenha os pulmões vazios [contanto mentalmente até 7] – permitindo ao seu corpo ir de ajustando à serenidade e à paz.

Importante: Não são, necessariamente, 7 segundos, são 7 ‘tempos’ que você conta mentalmente no seu próprio ritmo, desde que ao final da contagem da respiração o pulmão esteja bem cheio e ao final da contagem da expiração o pulmão esteja bem vazio. 

Repita o processo todo por 9 vezes e, em seguida, mantenha sua respiração suave.

A Respiração ‘Ha’ completa dura em média 4 a 5 minutos.