Meditação no TJRR

PROGRAMA ATELIÊ DE CONSCIÊNCIA


O que é e como participar


As atividades de meditação estão disponíveis da seguinte forma:


1- Agendamentos de Sessões Individuais: Atenção Plena (mindfulness), Reiki e Barras de Access®  - agendamento pelo whatsapp 3198-4132 (clique aqui).

Objetivo: São sessões que utilizam de técnicas para auxiliar o processo meditativo. Nestas sessões, você poderá optar pela sessão de Atenção Plena (mindfulness), mais focada na auto investigação e silêncio, pela sessão de Reiki, mais lúdica, ou pela sessão de Barras de Access®, que promove um maior relaxamento corporal.

Na sessão de Atenção Plena*, você saberá como desenvolver a atenção sustentada interna, recebendo as orientações e facilitação com algumas práticas.

Na sessão de Reiki*, você poderá receber, da energia vital universal, a restauração do equilíbrio físico, a regularização das funções vitais e o equilíbrio do campo mental e emocional, auxiliando no processo meditativo.

Na sessão de Barras de Access®, você poderá acessar um nível maior de relaxamento físico, promovendo uma maior facilidade para o contato com a meditação. 

* Ambos os métodos, meditação e Reiki, são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também podem ser realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. (Ministério da Saúde).


As sessões são individuais, podendo ser no formato on line ou presencial, para os métodos Atenção Plena e Reiki, e somente presencial para sessão de Barras®, todos com duração aproximada de 40 min. 

Com a dinâmica do dia-a-dia, acaba sendo bem desafiador nos manter focados e com isso as atividades podem nos consumir muita energia, nos deixando ansiosos e esgotados.

Estudos têm comprovado vários benefícios destas práticas:

- diminuição da ansiedade

- melhora da atenção e concentração

- prevenção e apoio no tratamento de depressão

- melhora na qualidade do sono

- aumento da sensação geral de bem estar, dentre outros.

Agende uma sessão e venha conhecer estas atividades disponibilizadas pelo CMQV.

Público-alvo das Sessões Individuais: Magistrada, Magistrado, Servidora, Servidor. No caso de opção por sessão on line, é possível a participação conjunta de familiares e amigos (desde que com a presença do servidor ou magistrado).



2- Vivência "Cultivando a Paz Interior", às segundas, no formato on line (link ao final da página), e às quartas, presencial, no Tapiri da Secretaria de Qualidade de Vida, sempre às 18:30h.

Objetivo: As vivências são momentos destinados a uma pausa semanal como forma de cultivar o alinhamento com o mais essencial dentro de nós: o campo vibrante e calmo que abre a possibilidade de experiências de vida mais criativas e plenas.


Os encontros on line são para prática e aprofundamento do relaxamento meditativo.

Os encontros presenciais trarão a meditação aplicada ao dia a dia, com auxílio da MIV - Matriz de Inteligência Viva, uma metodologia que visa a organização da estrutura mental, promovendo maior lucidez diante das questões inerentes ao viver.


Público-alvo das Vivências em grupo: Magistrada, Magistrado, Servidora, Servidor, dependentes, terceirizados e comunidade.

As inscrições podem ser feitas acessando o formulário aqui .



Você pode, então, agendar as sessões individuais para conhecer ou aprofundar, de forma mais personalizada, a prática da meditação.

Isto se torna, também, um preparativo para a participação nas vivências em grupo, como forma de manutenção de uma vibração energética de bem-estar por si mesmo, ao longo do tempo, num viés corretivo e, principalmente, preventivo ao estresse, o que contribui tanto para um melhor desempenho em suas atribuições, quanto nas várias áreas de sua vida.



 O QUE A CIÊNCIA TEM DESCOBERTO SOBRE A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO:


Goleman & Schwartz, 1976 e Easterlin & Cardeña, 1998

Pesquisas indicaram que a meditação pode proporcionar melhor adaptação ao estresse. 

Através de um estímulo aversivo, foi verificado que o grupo com maior experiência se recuperava mais rápido da excitação autonômica, ou seja, os meditadores experientes, após o término do estressor, tinham a frequência cardíaca e a resposta de condutividade da pele diminuída mais rapidamente, o que indicava uma capacidade de habituação mais rápida ao estresse. 

Nessa mesma direção, o estudo verificou que, mesmo quando praticantes iniciantes e avançados relataram menor aceitação em condições de estresse, o grupo menos experiente apresentava significativamente menos aceitação.

Os efeitos da meditação estão relacionados a afetos positivos e a maior resiliência.


Meditar rejuvenesce o cérebro

Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, conduziu dois estudos para descobrir qual efeito a meditação teve sobre o cérebro. 

O que ela descobriu é que a meditação cria mudanças físicas no cérebro. Especificamente, o hipocampo – responsável pelo aprendizado e memória – ficou maior. 

O estudo Sara Lazar prova que a meditação literalmente reconstrói a substância cinzenta do cérebro em 8 semanas. Ela chegou a conclusões surpreendentes sobre os efeitos tangíveis da meditação na estrutura do cérebro humano. 

Um programa de 8 semanas de meditação da atenção plena produziu exames de ressonância magnética pela primeira vez, mostrando evidências claras de que a meditação produz “mudanças massivas” na massa cinzenta do cérebro.

A autora — que também é instrutora de psicologia da Harvard Medical School —, afirmou que os praticantes de meditação não estão apenas se sentindo melhor. Ou seja, eles estão literalmente passando por mudanças na estrutura do cérebro que criam os impulsos sustentados associados a sentimentos positivos e relaxados.


Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura, 2012

Camila Vorkapic, mestre em psiquiatria e saúde mental e doutora em psicologia pela UFRJ estuda a fisiologia da prática da meditação. Ela explica que o córtex pré-frontal do cérebro tem três conjuntos de estruturas cognitivas que podem ser ativadas: a rede default, em ação quando estamos “viajando”; a de saliência, ativada quando reorientamos o pensamento para uma ação; e a rede central executiva, ativada quando estamos, de fato, executando uma tarefa.

O cérebro alterna entre essas funções continuamente. “O que se observa com a prática de meditação é uma redução nas atividades da rede default: fica-se mais atento e presente. Ao mesmo tempo há redução – inclusive estrutural – na área das amígdalas, responsáveis por emoções como medo e ansiedade. Pessoas que meditam têm as amígdalas menos ativadas”, explica.

Tomografias e ressonâncias também mostram redução da atenção voltada a estímulos externos e aumento da atenção sustentada interna. Aumentam também a produção de neurotransmissores como o GABA (conhecido como o “calmante natural do cérebro”) e dos níveis de dopamina (relacionado ao prazer), serotonina (ligada a regulação do humor) e das endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.

“A alteração cerebral mais significativa, mostrada em um estudo de Harvard, foi o aumento da espessura da massa cinzenta, ou seja, aumento no número de neurônios de determinadas áreas do cérebro”, conta a pesquisadora.


Judson A. Brewer

Psiquiatra e neurocientista da Universidade de Yale, ele afirma que a meditação proporciona o aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos, que tem influência direta na maior produção de anticorpos. E a meditação também intensifica a ação da enzima telomerase (entre outras funções, exerce ainda papel de proteção celular, evitando a instabilidade genética).


Dra. Ana Carolina Ferreira Gomes, hematologista no hospital de oncologia de Minas Gerais

Ela enfatiza que a meditação, além dos resultados no tratamento da saúde mental, traz benefícios comprovados no combate a outras doenças, como dor crônica, diabetes, sintomas de menopausa, hipertensão arterial, dismenorréia, obesidade e vícios.

A médica destaca que a meditação é indicada para todos que buscam seus benefícios, que são melhora do estresse, ansiedade, melhor discernimento e equilíbrio físico, mental e emocional, controle de vícios como tabagismo e compulsão alimentar. Além de auxiliar em tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, transtornos de humor e o câncer (ajudaria a deprimir as células tumorais).


Muito se fala dos benefícios da meditação:

Meditar rejuvenesce o cérebro

Meditação e bem-estar sob o olhar científico

Meditação na universidade

Meditação contra o estresse

Conheça os benefícios da meditação e saiba como começar a praticar

https://cienciainformativa.com.br/2021/03/


A Secretaria de Qualidade de Vida agradece sua participação!


__________________________________________________


* EVENTOS:


Vivência "Cultivando a Paz Interior" 


Segunda-feira, ON LINE

Horário: 18:30h

Link para acesso on line no dia da sessão: http://meet.google.com/ywp-vgbt-zdq 

Público: Servidores, Magistrados, Estagiários, Dependentes, Terceirizados e comunidade.


Quarta-feira, PRESENCIAL

Horário: 18:30h

Local: Tapiri da Secretaria de Qualidade de Vida (Conjunto administrativo - R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 837 - São Pedro).

Público: Servidores, Magistrados, Estagiários, Dependentes, Terceirizados e comunidade.


__________________________________________________

* GRAVAÇÃO

Para usufruir dos benefícios da meditação a qualquer momento, basta acessar a gravação da sessão de meditação direcionada aqui.

__________________________________________________


Mais informações

Setor de Qualidade de Vida

E-mail: qualidadedevida@tjrr.jus.br

Agendamentos: (95) 3198-4132