Bem vindas!! Bem vindos!!
Uma das bases utilizadas no Programa Ateliê de Consciência para refletir sobre uma qualidade de vida integral profunda é o trabalho do médico ayurvédico, Matheus Macêdo. Ele é o primeiro brasileiro a se formar em medicina na Índia com especialidade em Ayurveda no curso chamado BAMS (Bachelor in Ayurveda, Medicine and Surgery). Viveu na Índia quase 7 anos e de lá criou o Vida Veda, um empresa social dedicada a divulgar o conhecimento ayurvédico em língua portuguesa.
Nas palavras dele:
“Se usamos roupas incríveis e temos empregos invejáveis, mas acordamos nos sentindo péssimos, qual é o sentido da vida? Se você não fica satisfeito de jeito nenhum com a forma que gasta as horas do seu dia, será que não está investindo energia em atividades que não te levam aos espaços nos quais você gostaria de estar?
Existem 4 pilares básicos para você viver com saúde. E isso tem a ver com o físico, o mental, o psicológico e com a alegria ao encarar cada dia. São 4 fundamentos que explicam a natureza do corpo e do ser humano, sem segredo nem esoterismo.
Vamos falar sobre cada um deles: alimentação, sono, movimento e silêncio. Porque tenho certeza que sabemos onde gostaríamos de estar, quem queremos ser e o que merecemos alcançar. Ou você não acha que merece ter uma vida sensacional?”
Para acessar o texto na íntegra clique em Vida Simples.
O Tribunal de Justiça de Roraima se destaca por oferecer facilitação de acesso para a nutrição de todos os pilares, além de provavelmente ser pioneiro na oferta de Práticas Integrativas Complementares a seus colaboradores:
Pilar Alimentação: nutrólogos e nutricionistas pelo plano de saúde;
Pilar Sono: médicos de diversas áreas pelo plano de saúde;
Pilar Movimento: práticas de exercícios físicos diversos oferecidas na SQV, como GAP, funcional, quiropraxia, pilates e corrida, além de eventos extras.
Pilar Silêncio: grupos de meditação semanais e atendimentos individualizados do Programa Ateliê de Consciência.
Com base em conhecimento milenar, o presente programa busca oferecer a nutrição do Pilar do Silêncio / Autoconhecimento, visto aqui, dentre outras coisas, como a base para facilitar a conscientização dos benefícios em buscar o equilíbrio em todos os pilares, como forma de otimizar a disposição e prazer de viver, que certamente refletirá em colaboradores mais produtivos no trabalho e em todas as áreas de suas vidas.
Com a nova atividade REVITALIZE, os participantes podem passar por um crescendum na prática meditativa, desde a experiência personalizada da meditação nas sessões individuais, passando pela experiência em grupo online, potencializando assim a vivência, e, por fim, a participação no grupo presencial Revitalize, focado na expressão corporal em alinhamento ao silêncio da meditação, trazendo maior clareza, disposição e criatividade para lidar melhor com os desafios inerentes ao viver.
A pérola da meditação é a possibilidade de um viver alinhado com a verdade mais profunda de cada ser.
SESSÕES INDIVIDUAIS
Mediante hora marcada.
Agendamento: (95) 3198-4132
Público alvo: servidores e magistrados.
SESSÕES EM GRUPO ONLINE
Dia: Segunda-feira
Horário: 18h30
Link: meet.google.com/oog-rjfx-bek
Do conforto da sua casa, tire um momento para usufruir de uma sessão de auto investigação e relaxamento.
Público alvo: servidores, magistrados, estagiários, terceirizados, dependentes e comunidade.
SESSÕES EM GRUPO PRESENCIAL
Dia: Quarta-feira
Horário: 18h30
Local: Tapiri da Secretaria de Qualidade de Vida (Conjunto administrativo - R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 837 - São Pedro).
Venha conhecer a meditação aliada ao movimento físico, através de posturas e respirações específicas, estimulando a circulação energética e consequentemente desbloqueando a energia vital, trazendo uma revitalização física, mental e emocional, sendo isto uma preciosa consequência desta prática milenar.
Público alvo: servidores, magistrados, estagiários, terceirizados, dependentes e comunidade.
Melhora a adaptação ao estresse - Goleman & Schwartz, 1976 e Easterlin & Cardeña, 1998
Através de um estímulo aversivo, foi verificado que o grupo com maior experiência se recuperava mais rápido da excitação autonômica, ou seja, os meditadores experientes, após o término do estressor, tinham a frequência cardíaca e a resposta de condutividade da pele diminuída mais rapidamente, o que indicava uma capacidade de habituação mais rápida ao estresse.
Nessa mesma direção, o estudo verificou que, mesmo quando praticantes iniciantes e avançados relataram menor aceitação em condições de estresse, o grupo menos experiente apresentava significativamente menos aceitação.
Os efeitos da meditação estão relacionados a afetos positivos e a maior resiliência.
Rejuvenesce o cérebro - Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School
A neurocientista Sara Lazar conduziu dois estudos para descobrir qual efeito a meditação teve sobre o cérebro.
O que ela descobriu é que a meditação cria mudanças físicas no cérebro. Especificamente, o hipocampo – responsável pelo aprendizado e memória – ficou maior.
O estudo Sara Lazar prova que a meditação literalmente reconstrói a substância cinzenta do cérebro em 8 semanas. Ela chegou a conclusões surpreendentes sobre os efeitos tangíveis da meditação na estrutura do cérebro humano.
Um programa de 8 semanas de meditação da atenção plena produziu exames de ressonância magnética pela primeira vez, mostrando evidências claras de que a meditação produz “mudanças massivas” na massa cinzenta do cérebro.
A autora — que também é instrutora de psicologia da Harvard Medical School —, afirmou que os praticantes de meditação não estão apenas se sentindo melhor. Ou seja, eles estão literalmente passando por mudanças na estrutura do cérebro que criam os impulsos sustentados associados a sentimentos positivos e relaxados.
(Mais aqui)
Aumenta o número de neurônios de determinadas áreas do cérebro - Camila Vorkapic, mestre em psiquiatria e saúde mental e doutora em psicologia pela UFRJ - revisão de literatura, 2012
Camila Vorkapic estuda a fisiologia da prática da meditação. Ela explica que o córtex pré-frontal do cérebro tem três conjuntos de estruturas cognitivas que podem ser ativadas: a rede default, em ação quando estamos “viajando”; a de saliência, ativada quando reorientamos o pensamento para uma ação; e a rede central executiva, ativada quando estamos, de fato, executando uma tarefa.
O cérebro alterna entre essas funções continuamente. “O que se observa com a prática de meditação é uma redução nas atividades da rede default: fica-se mais atento e presente. Ao mesmo tempo há redução – inclusive estrutural – na área das amígdalas, responsáveis por emoções como medo e ansiedade. Pessoas que meditam têm as amígdalas menos ativadas”, explica.
Tomografias e ressonâncias também mostram redução da atenção voltada a estímulos externos e aumento da atenção sustentada interna. Aumentam também a produção de neurotransmissores como o GABA (conhecido como o “calmante natural do cérebro”) e dos níveis de dopamina (relacionado ao prazer), serotonina (ligada a regulação do humor) e das endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.
“A alteração cerebral mais significativa, mostrada em um estudo de Harvard, foi o aumento da espessura da massa cinzenta, ou seja, aumento no número de neurônios de determinadas áreas do cérebro”, conta a pesquisadora.
Oferece proteção celular, evitando a instabilidade genética - Judson A. Brewer, Psiquiatra e neurocientista da Universidade de Yale
Brewer afirma que a meditação proporciona o aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos, que têm influência direta na maior produção de anticorpos. E a meditação também intensifica a ação da enzima telomerase (dentre outras funções, exerce papel de proteção celular, evitando a instabilidade genética).
Apresenta benefícios comprovados no combate a doenças físicas além das mentais - Dra. Ana Carolina Ferreira Gomes, hematologista no hospital de oncologia de Minas Gerais
A Dra. Ana Carolina enfatiza que a meditação, além dos resultados no tratamento da saúde mental, traz benefícios comprovados no combate a outras doenças, como dor crônica, diabetes, sintomas de menopausa, hipertensão arterial, dismenorréia, obesidade e vícios.
A médica destaca que a meditação é indicada para todos que buscam seus benefícios, que são melhora do estresse, ansiedade, melhor discernimento e equilíbrio físico, mental e emocional, controle de vícios como tabagismo e compulsão alimentar. Além de auxiliar em tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, transtornos de humor e o câncer (ajudaria a deprimir as células tumorais).
Resumindo, diversos estudos apontam os benefícios da meditação:
Meditação e bem-estar sob o olhar científico
Conheça os benefícios da meditação e saiba como começar a praticar
Benefícios comprovados da prática da meditação
INFORME DE EVIDÊNCIA CLÍNICA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE Nº03/2020 - Ministério da Saúde (chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.saude.mg.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/Informe-sobre-evidencias-clinicas-Depressao-e-Ansiedade-d42.pdf)